quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Dúvidas sobre nutrição


O que comer ou beber antes, durante e depois do exercício são dúvidas comuns entre os praticantes de atividade física.As dicas abaixo podem ajudar.
Qual o melhor tipo de bebidas para garantir a hidratação durante o exercício?
Com o suor perdemos água e sais minerais.Por isso, as melhores opções são as bebidas que contêm quantidades adequadas dessas substâncias.As bebidas esportivas, além de água e sais minerais, têm carboidratos, que fornecem energia para os músculos em movimento.
Jejum antes do exercício prejudica ou ajuda a performance?
Prejudica. Para não sentir fome e manter a energia dos músculos, o ideal é fazer uma refeição aproximadamente uma hora antes do exercício, rica em carboidratos (pães, frutas,arroz,batata,massa) e pobre em gordura e proteínas.
Carboidratos durante o exercício ajudam?
Durante o exercício, os carboidratos diminuem o cansaço precoce e melhoram o desempenho de exercícios prolongados ou de maior intensidade.
O que comer depois do exercício?
Depois da corrida, é necessário repor os nutrientes perdidos para acelerar o processo de recuperação muscular. Assim, nas primeiras duas horas após o treino, consuma alimentos que contenham carboidratos ( pães, massas e batata ), acompanhados de fontes de proteínas (carnes, peixes, aves, ovos, leite e queijos).
Fonte: Gatorade Sports Science Istitute